quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Música (Uruguai)

Nessa semana que eu tenho dedicado ao Uruguai, a missão mais difícil foi encontrar referências aos cantores, cantoras e músicas do país em sites. Enfim, procurei alguns nomes que me pareceram ser mais conhecidos. E alguns foram até uma grata surpresa. Antes, vale lembrar que os estilos musicais mais tradicionais no país são o Tango, o Candombe (originário dos escravos africanos na América do Sul), a Milonga (canção folclórica, parece uma versão mais rápida do tango) e a Murga (uma espécie de teatro musical do carnaval uruguaio).

O cantor mais famoso atualmente é sem dúvida Jorge Drexler, que proporcionou ao país o primeiro Oscar: o de melhor canção, no filme Diários de Motocicleta, do brasileiro Walter Salles. A canção em questão é "Al Otro Lado del Río", que inspirou as aventuras de Che e Alberto Granado pela América. O cantor tem músicas muito bonitas, todas enriquecidas pelo dedilhado do violão e pela qualidade das letras, que falam desde amor à questões sócio-políticas.

A cantora Ana Prada também segue um estilo mais leve. Ela é considerada uma revelação da música contemporânea uruguaia e integra o grupo La Outra. Outra cantora que faz sucesso no país é Natalia Oreiro. Ela é bem conhecida pelos brasileiros também, já que foi uma das Paquitas da Xuxa quando tinha seus 14 anos. Depois atuou em algumas novelas argentinas e fez trabalhos como modelo. Ela alterna ritmos românticos e pop em suas músicas. Mas só a foto ao lado já estimula um pesquisa aprofundada sobre a cantora.

Jaime Roos, além de cantor, é compositor e produtor musical. Combina quatro elementos musicais: rock, candombe, murga e milonga. Também no quesito "música regional" quem se destaca é Raúl Quiroga, dono de músicas no melhor estilo gaúcho de ser. Não é à toa que é bem conhecido pelos brasileiros do extremo sul brasileiro.

Escute cada um deles e veja qual se encaixa mais no seu gosto. É só clicar nos nomes para ser direcionado a algum exemplo de suas músicas no youtube.

4 comentários:

Natalie Rios disse...

El Club de Toby
Esse são os uruguaios que tem que ouvir.

Anônimo disse...

Martin buscaglia

Rafael Barros Macário disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Barros Macário disse...

Olá estou batalhando para que Sheila Espinosa uma candidata Uruguaia q foi desclassificada de um programa de tv do Brasil chamado Astros tenha uma nova chance, pois sua eliminação foi no minimo injusta e gostaria da ajuda de todos para conseguirmos coloca-la de volta no programa... Me Gusta y Compartan (Curta e Compartilhe) esse post no Facebook!

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=409607732431184&set=a.304203579638267.71760.100001458819328&type=1&theater