domingo, 14 de setembro de 2008

Aluguel de bicicleta (Punta del Este)

Criei esse tipo de tópico por considerar a melhor forma de locomover-se em cidades que não são tão perigosas, que não são tão grandes e que possuem os passeios principais muito próximos um dos outros. Punta del Este se encaixa nesse perfil de um bom lugar em que os principais atrativos podem ser conhecidos pedalando em uma bicicleta. Segue uma lista dos locais que oferecem o serviço:

Zap - Calle 28 entre Gorlero y 24 - (Telefone: 44 1899)
Cano - Santa Teresa 830 - (Telefone: 22 4115)
Filibusteros - Bvar. Artigas y Pda. 5 - (Telefone: 48 4125)
Golden Bike - Calle 24 esquina 29 - (Telefone: 44 7394)
Golden Bike - Ruta 10 Km. 161 - (Telefone: 77 1868)
Los Angeles - Lenzina y Bvar. Artigas - (Telefone: 48 6732)
Mountain Bike Club - M. Chiossi y 19 de Abril - (Telefone: 23 4363)
Portezuelo - Ruta Interbalnearia Km. 127 - (Telefone: 57 8532)
San Rafael - Nordeneys s/n - (Telefone: 48 7169)

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Como chegar (Punta del Este)

O meio mais barato de chegar à cidade uruguaia é o ônibus. A melhor opção é partir de Porto Alegre, que dentre as cidades brasileiras mais próximas à Punta del Este é a mais acessível. Há duas empresas que fazem o trajeto: EGA E TTL. A viagem leva em média 10 horas e custa por volta de 140 reais. Veja mais detalhes abaixo:

EGA
Site: http://www.egakeguay.com/direcciones.asp
Endereços:
- Porto Alegre: Rodoviária Lojas 6, 18 e entrepiso. (Telefone: (051) 3225-0324 / 3228-2722)
- Punta del Este: Terminal Local 07. (Telefone: [0424] 92380)
Preços:
- Porto Alegre -> Punta (convenvional) : 1467 pesos / 136 reais
- Porto Alegre -> Punta (leito) : 1888 pesos / 175 reais

TTL
Site: http://www.ttl.com.br/
Endereços:
- Porto Alegre: Rua Gal Vitorino, 77 Cj, 901 - Centro - CEP: 90020-171
Preços:
- Porto Alegre -> Punta (convencional) : 139,44 reais
- Porto Alegre -> Punta (leito) : 161,00 reais

Rodoviária de Porto Alegre - Estação Central
Endereço: Largo Vespasiano J. Veppo, nº 70. CEP: 90035-040
Telefone: (51) 3210-0101
Horário de funcionamento: 24 horas

Aeroporto Internacinal Salgado Filho
Endereço: Av. Severo Dulius, 90010 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - 10 km do centro
Telefone: (51) 3358-2000

Punta del Este (Uruguai)

Localizado no departamento de Maldonado, o balneário foi fundado em 1829 e é um dos mais famosos da América do Sul. Destaque para as suas praias oceânicas (oceano Atlântico) e de rio (Rio da Prata), além dos bosques de eucaliptos e pinheiros, belos casarões e extensos campos verdes e exuberantes, que costumam atrair milhares de turistas durante o verão. Punta tem fama de ser elitista, por ser muito freqüentada por artistas e milionários. Dista aproximadamente 200 quilômetros da fronteira com o Brasil e 130 quilômetros da capital Montevidéu.

População: 10.000 habitantes
DDD: 42
Rodoviária: Bulevar Artigas, esquina com Gorlero. Telefones - (042) 486810 - 494042 - 483558 - 487599
Aeroporto: A 25 km de Punta del Este. Tels.: (00 XX 598 42) 559-777 e (00 XX 5982) 900-0034. Informações no site: http://www.puntadeleste.aero/
Gastronomia: destaque para a parrillada (churrasco à moda uruguaia, com carne e vísceras de animais grelhadas de maneira típica) e para o Clericot (drinque típico da região, preparado com frutas e vinho branco)
Clima: nos meses de Dezembro a Março (alta temporada) o sol e o calor predominam no local.
Segurança: não costuma ser problemática. A "carona", por exemplo, ainda é uma prática tranqüila na região. As janelas das casas e partamentos não têm grades, os jardins não possuem cerca elétrica e as ruas não oferecem perigo.

Casas de câmbio
:
- Torre Gorlero entre calle N° 27 y 28
- Av. Gorlero y 31
- Gorlero esq. 30
- Calle 31 Nº 610
- Calle 29 y Gorlero
- Gorlero y calle N° 28

Telefones úteis:
- Emergência (911)
- Hora oficial (16)
- Informes de guia (122)
- Polícia (44 1991)
- Bombeiros (22 3777)

Sites de turismo:
- http://www.puntaweb.com.uy/
- Matéria na Folha de São Paulo
- Matéria no Uol
- http://www.puntadeleste.com/
- http://www.vivapunta.com/


__________________________________
Leia mais...


Como chegar na cidade
Passeios
Albergues
Aluguel de bicicleta
Alimentação
Mercados/Artesanato
Mapas

______________________________________________

Rádios, jornais e sites (Uruguai)

Para obter informações mais precisas sobre a política, a sociedade e a cultura de um local nada mais confortável do que pesquisar na internet. Dependendo do país, a tarefa não é tão fácil pelo número menos expressivo de opções. Para tentar facilitar um pouco a vida de quem ainda não tem referências, segue uma lista dos principais que encontrei. Rádios são inúmeras, encontrei algumas de maior repercussão. Na área de sites, estão endereços virtuais que falam desde música, literatura até turismo. Sugestões são bem-vindas.

Jornais

http://www.larepublica.com.uy/
http://www.elpais.com.uy/
http://www.espectador.com/
http://www.elheraldo.com.uy/
http://www.diariocorreo.com/
http://www.eldeportivo.com.uy/
http://www.futbol.com.uy/
http://www.ultimasnoticias.com.uy/

Rádios

http://inolvidablefm.com/
http://www.22universal.com/
http://www.azulfm.com.uy/
http://www.surfmusic.de/radios/latina953fmm.htm
http://www.lyngsat.com/netradio/Uruguay.html
http://radio.oneworld.net/article/country/858/
http://www.swl.net/patepluma/south/misc/urug_std.html
http://www.lyngsat-address.com/radio/Uruguay.html
http://www.latindex.com/medios/uru-rad.htm
http://www.mediatico.com/es/radio/uruguay/

Sites

http://www.americanto.com.br/
http://musicauruguay.com/
http://www.turismo.gub.uy/
http://www.manos.com.uy/
http://www.uruguay.com/
http://www.turismodeluruguay.com/
http://www.winesofuruguay.com/

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Música (Uruguai)

Nessa semana que eu tenho dedicado ao Uruguai, a missão mais difícil foi encontrar referências aos cantores, cantoras e músicas do país em sites. Enfim, procurei alguns nomes que me pareceram ser mais conhecidos. E alguns foram até uma grata surpresa. Antes, vale lembrar que os estilos musicais mais tradicionais no país são o Tango, o Candombe (originário dos escravos africanos na América do Sul), a Milonga (canção folclórica, parece uma versão mais rápida do tango) e a Murga (uma espécie de teatro musical do carnaval uruguaio).

O cantor mais famoso atualmente é sem dúvida Jorge Drexler, que proporcionou ao país o primeiro Oscar: o de melhor canção, no filme Diários de Motocicleta, do brasileiro Walter Salles. A canção em questão é "Al Otro Lado del Río", que inspirou as aventuras de Che e Alberto Granado pela América. O cantor tem músicas muito bonitas, todas enriquecidas pelo dedilhado do violão e pela qualidade das letras, que falam desde amor à questões sócio-políticas.

A cantora Ana Prada também segue um estilo mais leve. Ela é considerada uma revelação da música contemporânea uruguaia e integra o grupo La Outra. Outra cantora que faz sucesso no país é Natalia Oreiro. Ela é bem conhecida pelos brasileiros também, já que foi uma das Paquitas da Xuxa quando tinha seus 14 anos. Depois atuou em algumas novelas argentinas e fez trabalhos como modelo. Ela alterna ritmos românticos e pop em suas músicas. Mas só a foto ao lado já estimula um pesquisa aprofundada sobre a cantora.

Jaime Roos, além de cantor, é compositor e produtor musical. Combina quatro elementos musicais: rock, candombe, murga e milonga. Também no quesito "música regional" quem se destaca é Raúl Quiroga, dono de músicas no melhor estilo gaúcho de ser. Não é à toa que é bem conhecido pelos brasileiros do extremo sul brasileiro.

Escute cada um deles e veja qual se encaixa mais no seu gosto. É só clicar nos nomes para ser direcionado a algum exemplo de suas músicas no youtube.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Literatura (Uruguai)

Procurei por alguns nomes importantes da literatura uruguai e fiquei um pouco decepcionado com o fraquíssimo repertório de sites dedicados ao assunto. Como sou apaixonado por livros, prometo correr atrás de maiores informações. A princípio fiquemos com os mais famosos. No momento, Eduardo Galeano é sem dúvida o mais popular. Jornalista e escritor, teve suas obras traduzidas para diversas línguas. Sua obra mais conhecida é essa ao lado: "Veias abertas da América Latina". Aliás, pretendo ler o livro em breve. Costuma ser muito elogiado pela abordagem crítica sobre a exploração sofrida pelas nações latino-americanas.

Um escritor clássico de quem já havia ouvido falar e merece menção aqui é Horacio Silvestre Quiroga (1879-1937). Ele costumava abordar temas macabros, tratar de eventos fantásticos e assuntos relacionados à selva. Sua obra mais famosa é "Cuentos de amor de locura y de muerte", com destaque para o conto A Galinha Degolada.

Um escritor contemporâneo de sucesso no Uruguai é Mario Benedetti. Autor de mais de 60 livros (romances, novelas, teatro, ensaios e poesia), traduzidos em mais de 20 idiomas. O poema mais famoso é “Esse Grande Simulacro”, que faz parte do volume “El olvido está lleno de memoria”, no qual o poeta mantém a fidelidade ao coloquialismo antilírico.

Arte (Uruguai)

A arte uruguaia conta com importantes nomes e eu pesquisei três caras que julguei serem mais conhecidos. O primeiro deles é o famoso Carlos Páez Vilaró, de 81 anos, responsável por idealizar a arquitetura da Casapueblo, em Punta del Este, uma contrução bem exótica que tem em seus interiores um museu, uma galeria de artes e um hotel. Na obra ao lado, ele retrata de forma mais leve a sua obra-prima. Vilaró tem obras espalhadas pelo mundo. São pinturas, gravuras, cerâmicas e murais. Vale a pena olhar o site: www.carlospaezvilaro.com.

Outro nome importante da arte uruguaia é Joaquín Torres García (1874-1949), famoso pelo mapa da América do Sul de cabeça para baixo. Ele é considerado o maior expoente das artes visuais uruguaias e o fundador do universalismo construtivo, uma corrente artística que valoriza a "união do homem com a ordem cósmica". Para conhecer mais: www.torresgarcia.org.uy.

Por fim, um artista que ajudou a legitimar hábitos e costumes da comunidade negra, levando através de seus quadros a cultura popular para a elite do país. Nas telas de Pedro Figari (1861-1938), estão traços típicos de uma arte mais regional, como é possível ver na imagem ao lado. Esse site traz mais informações: www.pedrofigari.com.

Museus:

TORRES GARCÍA - De seg. a dom., das 9h às 20h; entrada franca (pede-se uma contribuição voluntária); Peatonal Sarandí, 683 - Tels. 00/xx/5982/ 915-6544 e 916-2663.
MUSEU MUNICIPAL DE BELAS ARTES JUAN M. BLANES - também está a Sala Pedro Figari. De ter. a dom., das 12h às 18h; av. Millán, 4.015, entrada franca Tel. 00/xx/5982/336-2248.
GALERIA PEDRO FIGARI - as visitas, gratuitas, devem ser agendadas previamente pelo telefone 00/xx/ 5982/901-6643.

Cultura (Uruguai)

Em uma viagem para fora do país as trocas culturais são imensas. Seja no relacionamento com a população local, com a gastronomia, roupas típicas e arquitetura. Há muitos que curtem conhecer museus, pontos históricos e bibliotecas do país. Eu, particulamente, acho importantíssimo. Mas é claro que outros não gostam e o melhor conselho é não forçar a barra e aproveitar cada local do seu jeito, sem deixar de apreciar outros elementos culturais.

Para os que curtem esta parte mais "cult", resolvi dividir por três assuntos mais clássicos: arte, literatura e música. Tudo de uma forma mais resumida, é claro, que é o objetivo do blog. Para ir além do básico sugiro uma pesquisa mais detalhada pela net.

_____________________________________________

Arte

Literatura
Música

______________________________


Gastronomia (Uruguai)

Muitos dos pratos preferidos dos uruguaios são bem conhecidos pelos brasileiros. Duvida? Então vamos a seleta lista. Cuidado para não babar no teclado do computador. O prato rei é a carne, principalmente quando é servida grelhada. A chuleta de costelas, o bife de lombo e o assado em tiras são as partes de melhor preparo no país.

Os pratos mais típicos são o chivito (lombo de vaca, queiro, alface, tomate, ovos) e a buseca (sopa da cauda de vois com feijão e ervilhas), que é esse prato aí na foto. De sobremesa, o doce de leite uruguaio reina soberano. É o doce preferido e mais habitual após as refeições. E para matar a sede as bebidas mais tradicionais são o mate, o vinho, o café, além do clericó (feito com vinho e suco de frutas).

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Esporte (Uruguai)

As principais modalidades esportivas do país são rúgbi, ciclismo, hóquei e futebol, este último o mais popular. Mas os atletas do Uruguai têm pouquíssima expressão em âmbito internacional. Para ilustrar melhor esse fato, basta dar uma olhada no quadro de medalhas das Olimpíadas de Pequim. Nem uma mísera medalhinha de bronze. Última colocação ao lado de países como Zâmbia e Uganda. No Pan de 2007, outro fracasso: 22º lugar entre 42 nações. Apenas uma medalha de prata (no remo) e duas de bronze (ciclismo e basquete).

Fora do futebol, os esportistas mais famosos são o ciclista Milton Wynants (foto acima), medalha de prata em Sidney-2004 e medalha de bronze no Pan do Rio em 2007, e o corredor dos 400 metros com barreiras, Andrés Silva, eleito pelo Comitê Olímpico Uruguaio duas vezes seguidas o melhor desportista do país.

Futebol
A mais popular das modalidades esportivas uruguaias vive de um passado vitorioso, mas de um presente desanimador. Bicampeão do mundo (1930 e 1950), bicampeão olímpico (1924 e 1928) e campeão dos Jogos Pan-Americanos (1983). Currículo forte, mas que não dá sinais de renovação há muito tempo. O último título razoável da equipe celeste foi o da Copa América de 1995. De lá para cá, o país teve apenas de assistir às conquistas dos vizinhos Brasil e Argentina.

Os times locais vivem do mesmo mal da seleção. Tem um passado rico e um presente frustrante. O Peñarol e o Nacional são as principais equipes e têm juntas 8 títulos da Libertadores da América. Mas o último foi conquistado em 1987, pelo Peñarol, que sagrou-se pentacampeão da competição. No Campeonato Uruguaio, o time tem 48 troféus contra 41 do Nacional.

História (Uruguai)

Antes da chegada dos europeus, a região era povoada pelos Charruas, uma pequena tribo indígena. No século XVI, os nativos viram sua terra ser invadida por portugueses e espanhóis. Os lusitanos construíram seu forte na Colônia do Sacramento, enquanto os espanhóis escolheram Montevidéu como sua base. Até o século XIX, a região foi palco de várias disputas e momentos de instabilidade política. Tudo ganhou novos contornos no momento em que as influências iluministas e os ecos de independência começaram a penetrar na América.

É nesse período que surge José Gervasio Artigas, um dos heróis uruguaios. Ele foi o primeiro líder do movimento de independência do país. Em 1811, Artigas e seu exército assumiram o domínio de praticamente toda a região, exceto Montevidéu, que permaneceu nas mãos dos espanhóis. A partir daí, uma sucessão de fatos envolvendo argentinos, espanhóis, portugueses e brasileiros alteraram de vez a história do país.

Guerra da Cisplatina e da Triplíce Aliança

Em 1821, o Uruguai foi incorporado por Portugal/Brasil, passando a se chamar Província Cisplatina. Em 1825, com o apoio dos argentinos, teve início o movimento contra o domínio brasileiro. Juan Antonio Lavalleja liderou o grupo dos "33 Orientales", responsável por conquistar Montevidéu e declarar a independência em 25 de agosto de 1825. O reconhecimento internacional, no entanto, só aconteceu em 1828.

O Uruguai se envolveria ainda em conflitos internos (Guerra Grande) e externos (Guerra da Tríplice Aliança). Nesta última, uniu-se a Argentina e Brasil contra o Paraguai, entre os anos de 1864 e 1870. Mas nem pôde comemorar a vitória no combate, já que perdeu 95% das suas tropas.

Século XX

Os governos presidenciais foram se alternando no poder no início do século. Na década de 1960, a crescente insatisfação com o momento sócio-econômico do país foi responsável pela criação do grupo de guerrilha urbana "Tupamaros". O grupo agia contra o governo uruguaio. Na década de 1970, o presidente Juan Maria Bordaberry derrotou os rebeldes através do exército nacional. Os militares tomaram o poder em 1973. A ditadura foi encerrada apenas em 1985, com a eleição do presidente Julio María Sanguinetti.

Tabaré Vázquez, o presidente atual, foi eleito em 2004 com a promessa de continuar quitando a dívida externa do Uruguai e combater a pobreza e o desemprego.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Uruguai

A partir deste post começarei a acrescentar as informações mais importantes sobre cada país da América do Sul. Escolhi como base alguns pontos que considero mais importantes: história, política, economia, população, cultura e, é claro, as informações turísticas (transporte, alimentação, passeios). A idéia é fazer um pequeno raio-x do local a ser visitado, para que os viajantes tenham o mínimo de noção possível sobre o que irão vivenciar. Apesar de ser um blog, tentarei dar ao Identidade Latina uma cara de "site normal", sempre tendo um post como base para os países e cidades. Cada um destes posts principais terá links que direcionarão o leitor para os outros relacionados a ele. Prometo tornar a navegação simples.

Estrearemos, então, pelo Uruguai. Vejamos alguns pontos básicos do país:

Área: 176.215 km²
População
: 3.399.237 habitantes
Capital
: Montevidéu
Língua
: espanhol
Moeda
: peso uruguaio ----> (1 real = 11 pesos)
Presidente atual
: Tabaré Vázquez
Religião: 56,2% Católicos, 38,3% ateus, 2% Protestantes, e 1,7% Judeus
Embaixadas: Uruguai no Brasil (www.emburuguai.org.br); Brasil no Uruguai (www.brasil.org.uy)
Principais feriados
: Dia das crianças (6 de janeiro); Carnaval (27, 28 de fevereiro); Semana do Turismo (13 e 14 de abril); Independência (25 de agosto); Dia de Finados (2 de novembro)
____________________________________
Leia Mais...

História
Cultura
Esportes
Gastronomia
Rádios, sites e jornais

______________________________________________________
Cidades

Punta del Este
Montevidéu

Colônia do Sacramento

Primeiras idéias

Todo mundo sabe que qualquer viagem começa em sua própria mente. Com semanas, meses ou anos de antecedência você começa a planejar que lugares quer conhecer, quanto quer gastar, quanto tempo vai levar a aventura. Ou seja, a imaginação vai longe, visualiza as paisagens, as pessoas, sente o gosto dos alimentos, o cheiro dos ambientes. É a sua viagem pessoal. Pois então, entrei nessa fase há algumas semanas e já ando criando todo o cenário na minha cabeça.

Tudo é incerto até o momento, a começar pelo período em que poderei colocar o plano em ação. Ainda dependo da confirmação da chefia do meu trabalho para saber em que mês tirarei minhas férias em 2009. A princípio, tudo aponta para abril. Não é o mês dos meus sonhos, mas quebra um galho. Enquanto isso, a grana vai sendo guardada. A segunda dúvida é: qual o roteiro melhor? Tenho dois em mente, preciso escolher um apenas:

1) Uruguai ----> Argentina ----> Chile ----> Paraguai
2) Bolívia ----> Peru ----> Equador

Por enquanto estou mais inclinado a fazer o primeiro roteiro. Nem sei se é possível fazer tudo o que eu quero em apenas 30 dias, mas enfim, isso é papo para outros posts. Faltou falar da terceira incerteza: irei sozinho ou conseguirei recrutar algum outro maluco(a)?

Em meio a essas dúvidas, fica apenas uma certeza: o mochilão vai acontecer de qualquer jeito. É vital para a minha sobrevivência mental e física. Só não vou se Deus não quiser. Ele permitindo, caio na estrada.

domingo, 7 de setembro de 2008

Início de conversa

Tinha feito os primeiros ajustes no layout do blog e estava pensando em um post para inaugurá-lo. Percebi que a data dessa estréia não poderia ser mais sugestiva: 7 de setembro. O dia da Independência do Brasil. Afinal, o que significa ser independente? Ser capaz de fazer suas próprias escolhas, tomar atitudes sem o controle direto de outras pessoas e seguir por caminhos que você mesmo traça. Então, esse é o espírito que move o meu projeto, pouco original, mas meu.

Planejo, enfim, dar uma de Che e Alberto Granado e conhecer um pouco mais da cultura, população e geografia latino-americana. Fazer o famoso mochilão, com orçamento reduzido e conforto relativo. Me tornar "independente", "livre" dos pré-julgamentos, estereótipos e imagens de terceiros sobre os nossos vizinhos. Construir o meu próprio olhar e entendimento.

"A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, e sim em ter novos olhos."
Marcel Proust

Precisando arejar um pouco o cérebro, conhecer novos lugares, fugir dos tradicionais e rotineiros. Assim nasceu a idéia da viagem. E todo viajante precisa de um diário de bordo. Além do mais, um jornalista que se preze precisa sempre escrever. O blog será esse espaço para reunir mais informações sobre o que acontece fora das nossas fronteiras, mas sem deixar de lado o nosso Brasil, é claro. Assim preparo o terreno para a minha viagem de descoberta da América. Não sou um Colombo ou um Cabral, mas também tenho direito de fazer a minha graça por aí. Afinal, a única vez que consegui sair do país foi quando fui a Ciudad del Este (Paraguai), o reino das muambas Made in China.

Por enquanto, é isso. Achou tudo muito chato? Escrevi demais? Vai se acostumando. Esse é só o primeiro post.