quarta-feira, 26 de maio de 2010

Ressuscitando o blog

Sim, ele esteve em estado terminal, respirando apenas por aparelhos. Mas eis que o coma tem fim e o Identidade Latina surge revigorado. Na verdade, ainda estou planejando melhorias visuais e navegacionais, mas pelo menos o conteúdo dele voltará a ser atualizado, com novos posts sobre o universo latino.

Agora, o foco está melhor definido. O Carioca em Fuga é oficialmente o blog de relatos e dicas dos "mochilões" e "mochilinhas" feitas no Brasil e no exterior. Se você procura histórias de quem passou por determinadas aventuras, dicas de roubadas e barbadas de quem esteve in loco, além de fotos de viagens, lá é o lugar. É o diário de bordo, sem abrir mão de uma linguagem jornalística.

Aqui é oficialmente o espaço onde serão veiculadas as informações sobre os países da América do Sul e, quem sabe, futuramente possa incluir informações sobre a América Central e o México. O foco é diferente do Carioca em Fuga. Não se trata de relatos das viagens já feitas. No Identidade Latina você terá um pequeno guia com dados culturais, literários, musicais, sociais, políticos e até esportivos sobre países e cidades. Uma espécie de mini-almanaque. Claro que prezando pelos resumos e sínteses, para não se tornar algo entediante.

O Uruguai foi o ponto de partida e ainda faltam posts para completá-lo. Mas já serve de exemplo da filosofia desse blog. Recomendo este blog aos viajantes que querem conhecer, de forma mais direta, o local onde pretendem se aventurar. Para mim também será uma forma de estudar sobre os lugares antes de conhecê-los. No caso de Bolívia e Peru, países que conheci pessoalmente no mochilão de 2010, será útil acrescentar aprendizados já adquiridos e outros que eu tenha deixado passar.

O post sobre o aluguel de bicicletas no Uruguai foi um exemplo de como o Identidade Latina pode ser útil. Um mochileiro comentou o post e agradeceu pelas informações, eram justamente o que ele estava procurando em Punta del Leste. Serviu de orientação para ele encontrar locais que prestavam o serviço. Essa é a missão: que se torne uma fonte rápida de consulta para os viajantes.

Até os próximos posts.