terça-feira, 9 de setembro de 2008

Esporte (Uruguai)

As principais modalidades esportivas do país são rúgbi, ciclismo, hóquei e futebol, este último o mais popular. Mas os atletas do Uruguai têm pouquíssima expressão em âmbito internacional. Para ilustrar melhor esse fato, basta dar uma olhada no quadro de medalhas das Olimpíadas de Pequim. Nem uma mísera medalhinha de bronze. Última colocação ao lado de países como Zâmbia e Uganda. No Pan de 2007, outro fracasso: 22º lugar entre 42 nações. Apenas uma medalha de prata (no remo) e duas de bronze (ciclismo e basquete).

Fora do futebol, os esportistas mais famosos são o ciclista Milton Wynants (foto acima), medalha de prata em Sidney-2004 e medalha de bronze no Pan do Rio em 2007, e o corredor dos 400 metros com barreiras, Andrés Silva, eleito pelo Comitê Olímpico Uruguaio duas vezes seguidas o melhor desportista do país.

Futebol
A mais popular das modalidades esportivas uruguaias vive de um passado vitorioso, mas de um presente desanimador. Bicampeão do mundo (1930 e 1950), bicampeão olímpico (1924 e 1928) e campeão dos Jogos Pan-Americanos (1983). Currículo forte, mas que não dá sinais de renovação há muito tempo. O último título razoável da equipe celeste foi o da Copa América de 1995. De lá para cá, o país teve apenas de assistir às conquistas dos vizinhos Brasil e Argentina.

Os times locais vivem do mesmo mal da seleção. Tem um passado rico e um presente frustrante. O Peñarol e o Nacional são as principais equipes e têm juntas 8 títulos da Libertadores da América. Mas o último foi conquistado em 1987, pelo Peñarol, que sagrou-se pentacampeão da competição. No Campeonato Uruguaio, o time tem 48 troféus contra 41 do Nacional.

3 comentários:

Anônimo disse...

ótimo texto!!! parabéns pois procurei muito essas informações para o meu trabalho e foi dificílimo encontrar boa sorte com o site

fodase disse...

bom texto obgd msm capaxo

Anônimo disse...

Muito bom! Obrigado, estou fazendo uns slides para o trabalho de espanhol