terça-feira, 9 de setembro de 2008

História (Uruguai)

Antes da chegada dos europeus, a região era povoada pelos Charruas, uma pequena tribo indígena. No século XVI, os nativos viram sua terra ser invadida por portugueses e espanhóis. Os lusitanos construíram seu forte na Colônia do Sacramento, enquanto os espanhóis escolheram Montevidéu como sua base. Até o século XIX, a região foi palco de várias disputas e momentos de instabilidade política. Tudo ganhou novos contornos no momento em que as influências iluministas e os ecos de independência começaram a penetrar na América.

É nesse período que surge José Gervasio Artigas, um dos heróis uruguaios. Ele foi o primeiro líder do movimento de independência do país. Em 1811, Artigas e seu exército assumiram o domínio de praticamente toda a região, exceto Montevidéu, que permaneceu nas mãos dos espanhóis. A partir daí, uma sucessão de fatos envolvendo argentinos, espanhóis, portugueses e brasileiros alteraram de vez a história do país.

Guerra da Cisplatina e da Triplíce Aliança

Em 1821, o Uruguai foi incorporado por Portugal/Brasil, passando a se chamar Província Cisplatina. Em 1825, com o apoio dos argentinos, teve início o movimento contra o domínio brasileiro. Juan Antonio Lavalleja liderou o grupo dos "33 Orientales", responsável por conquistar Montevidéu e declarar a independência em 25 de agosto de 1825. O reconhecimento internacional, no entanto, só aconteceu em 1828.

O Uruguai se envolveria ainda em conflitos internos (Guerra Grande) e externos (Guerra da Tríplice Aliança). Nesta última, uniu-se a Argentina e Brasil contra o Paraguai, entre os anos de 1864 e 1870. Mas nem pôde comemorar a vitória no combate, já que perdeu 95% das suas tropas.

Século XX

Os governos presidenciais foram se alternando no poder no início do século. Na década de 1960, a crescente insatisfação com o momento sócio-econômico do país foi responsável pela criação do grupo de guerrilha urbana "Tupamaros". O grupo agia contra o governo uruguaio. Na década de 1970, o presidente Juan Maria Bordaberry derrotou os rebeldes através do exército nacional. Os militares tomaram o poder em 1973. A ditadura foi encerrada apenas em 1985, com a eleição do presidente Julio María Sanguinetti.

Tabaré Vázquez, o presidente atual, foi eleito em 2004 com a promessa de continuar quitando a dívida externa do Uruguai e combater a pobreza e o desemprego.

Nenhum comentário: