domingo, 7 de setembro de 2008

Início de conversa

Tinha feito os primeiros ajustes no layout do blog e estava pensando em um post para inaugurá-lo. Percebi que a data dessa estréia não poderia ser mais sugestiva: 7 de setembro. O dia da Independência do Brasil. Afinal, o que significa ser independente? Ser capaz de fazer suas próprias escolhas, tomar atitudes sem o controle direto de outras pessoas e seguir por caminhos que você mesmo traça. Então, esse é o espírito que move o meu projeto, pouco original, mas meu.

Planejo, enfim, dar uma de Che e Alberto Granado e conhecer um pouco mais da cultura, população e geografia latino-americana. Fazer o famoso mochilão, com orçamento reduzido e conforto relativo. Me tornar "independente", "livre" dos pré-julgamentos, estereótipos e imagens de terceiros sobre os nossos vizinhos. Construir o meu próprio olhar e entendimento.

"A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, e sim em ter novos olhos."
Marcel Proust

Precisando arejar um pouco o cérebro, conhecer novos lugares, fugir dos tradicionais e rotineiros. Assim nasceu a idéia da viagem. E todo viajante precisa de um diário de bordo. Além do mais, um jornalista que se preze precisa sempre escrever. O blog será esse espaço para reunir mais informações sobre o que acontece fora das nossas fronteiras, mas sem deixar de lado o nosso Brasil, é claro. Assim preparo o terreno para a minha viagem de descoberta da América. Não sou um Colombo ou um Cabral, mas também tenho direito de fazer a minha graça por aí. Afinal, a única vez que consegui sair do país foi quando fui a Ciudad del Este (Paraguai), o reino das muambas Made in China.

Por enquanto, é isso. Achou tudo muito chato? Escrevi demais? Vai se acostumando. Esse é só o primeiro post.

Nenhum comentário: