quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Literatura (Uruguai)

Procurei por alguns nomes importantes da literatura uruguai e fiquei um pouco decepcionado com o fraquíssimo repertório de sites dedicados ao assunto. Como sou apaixonado por livros, prometo correr atrás de maiores informações. A princípio fiquemos com os mais famosos. No momento, Eduardo Galeano é sem dúvida o mais popular. Jornalista e escritor, teve suas obras traduzidas para diversas línguas. Sua obra mais conhecida é essa ao lado: "Veias abertas da América Latina". Aliás, pretendo ler o livro em breve. Costuma ser muito elogiado pela abordagem crítica sobre a exploração sofrida pelas nações latino-americanas.

Um escritor clássico de quem já havia ouvido falar e merece menção aqui é Horacio Silvestre Quiroga (1879-1937). Ele costumava abordar temas macabros, tratar de eventos fantásticos e assuntos relacionados à selva. Sua obra mais famosa é "Cuentos de amor de locura y de muerte", com destaque para o conto A Galinha Degolada.

Um escritor contemporâneo de sucesso no Uruguai é Mario Benedetti. Autor de mais de 60 livros (romances, novelas, teatro, ensaios e poesia), traduzidos em mais de 20 idiomas. O poema mais famoso é “Esse Grande Simulacro”, que faz parte do volume “El olvido está lleno de memoria”, no qual o poeta mantém a fidelidade ao coloquialismo antilírico.

Nenhum comentário: